Adivinha qual a comédia mais vista dos EUA?

Elenco de Modern Family posa para foto promocional da série

Disney-ABC Studios/Divulgação

Parece que Modern Family não é só sucesso de crítica e Emmy: em seu retorno à TV americana, a série da família moderna teve mais audiência do que as veteranas e consagradas Two And a Half Men e The Big Bang Theory.

Mas por que isso é tão incrível? Porque a CBS, emissora que transmite essas duas séries, por anos reinou no quesito “comédia mais vista da TV”, ainda mais na época em que Dois Homens e Meio (como ficou em português) contava com Charlie Sheen.

E, assim que o problemático protagonista deixou a série, The Big Bang Theory (que é do mesmo criador) estava despontando como a nova líder na TV. Mas eis que nessa nova fall-season tudo mudou, com uma outra série tomando o lugar da CBS.

Vale lembrar que Modern Family e as outras duas comédias passam em dias diferentes: a da ABC vai ao ar nas quarta-feiras — e estreou sua nova temporada com 5.5 pontos / 14.2 milhões de telespectadores –, enquanto as da CBS são exibidas na quinta (TAHM, na temporada passada, ia ao ar nas segundas)– e marcaram, respectivamente TBBT e TAHM, 4.8/15.31 e 3.5/12.37.

Não entendeu nada desses números? Calma, eu explico.

Cena de The Big Bang Theory

Warner

Como é medida a audiência na TV americana?

Primeiro, quem mede a audiência nos EUA é o Instituto Nielsen, que seria equivalente ao nosso IBOPE. Porém, lá não vale mais quantos milhões de pessoas viram tal programa, mas sim a faixa de idade que tem esses espectadores, já que os publicitários preferem anunciar desse jeito, na faixa entre 18 e 49 anos (A18-49), onde está grande parte dos consumidores.

Esses são os índices demográficos, que podem ser analisados em adultos ou somente homens, mulheres, adolescentes, crianças e em várias faixas de idade, especificando o público. Como disse, esses pontos valem mais do que o total de pessoas que assistiram.

É por isso que podemos considerar que Modern Family e Big Bang estão tecnicamente empatadas (com leve favorecimento para a responsável pelo massacre visto no Emmy), já que a primeira garantiu mais pontos, mas a segunda teve mais telespectadores no total. Ainda assim, é (mais) uma vitória para a turma de Modern Family.

É bom lembrar que a temporada está só começando, as coisas ainda podem mudar ou se equilibrar ainda mais. E isso não é nada ruim para Big Bang, afinal, ela é uma série relativamente antiga perto de Modern Family e ainda estar com toda essa audiência é bom demais.

[Box de Séries, TV Line (em inglês), Guia de Seriados]

Anúncios

Participe da discussão, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s